ENEM 2023 - Inscrições abertas

Sub-Divisão de Concursos > Academy International

ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio)

ENEM 2023 - Exame Nacional do Ensino Médio

Estão abertas as inscrições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023. Os interessados devem se inscrever, na Página do Participante, até o dia 16 de junho – prazo que vale, também, para os pedidos de atendimento especializado e tratamento por nome social.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) aplicará as provas em 5 e 12 de novembro, nas 27 unidades da Federação. A edição de 2023 marca os 25 anos do exame desde a sua primeira aplicação, em 1998.

No momento da inscrição, é necessário informar o CPF e a data de nascimento (iguais aos cadastrados na Receita Federal). Quem optar pelo uso do nome social e o tiver cadastrado na base da Receita não precisará enviar nenhum tipo de documentação complementar – uma novidade desta edição. A taxa de inscrição, que continua no valor de R$ 85, pode ser paga por boleto (gerado na Página do Participante), Pix, cartão de crédito, débito em conta corrente ou poupança (a depender do banco). Para pagar por Pix, basta acessar o QR code que consta no boleto.

  • Vale destacar que a aprovação da isenção da taxa ou da justificativa de ausência, na edição de 2022, não significa que a inscrição para o Enem 2023 foi realizada. É necessário se inscrever no exame para participar.

Acessibilidade

– O Inep disponibilizou duas versões do edital do exame, voltadas para participantes com deficiência. A primeira, em Língua Brasileira de Sinais (Libras), e a segunda, com adaptações para deficientes visuais – outra novidade desta edição. As medidas fazem parte da Política de Acessibilidade e Inclusão do Inep, que visa ampliar as oportunidades de participação da sociedade em seus exames e avaliações.

Prepare-se para as provas

As matrizes de Referência do Enem determinam o que será avaliado em cada área de conhecimento. Vale dar uma espiada! O Inep também disponibiliza todas as provas e os gabaritos para você estudar pelas questões anteriores.

Plataforma Videoprova em Libras tem todas as questões da prova em Língua Brasileira de Sinais. Há, ainda, uma playlist do Enem em Libras no canal do Inep no YouTube.

Se liga!

Tirar nota 1000 na redação do Enem é possível! As cartilhas do participante têm dicas de como estruturar seu texto e explicações sobre a correção e os critérios usados na distribuição dos pontos. Confira as edições anteriores, além das versões sobre correções de redação de participantes com dislexia, surdos ou com deficiência auditiva.

O Inep também disponibiliza os manuais de correção da redação. Todo esse conteúdo de apoio está disponível na seção Outros Documentos.